Portugal tem uma rica história e cultura, mas também é conhecido por ter uma infinidade de lendas e histórias sobre seus ladrões famosos. Essas figuras lendárias são parte integrante da cultura portuguesa e suas façanhas são contadas e recontadas por gerações. Neste artigo, você irá conhecer alguns dos ladrões portugueses mais famosos e pode escolher o seu favorito.

1. Diogo Alves

Diogo Alves foi um famoso ladrão de Lisboa nos anos 1800. Ele roubava à noite nas ruas estreitas da cidade e matava suas vítimas jogando-as da ponte de Água de Prata. Ele se tornou tão famoso que seu nome passou a primeiramente ser temido por todos, mas também admirado pela sua habilidade em escapar dos vigilantes da cidade. Diogo Alves foi finalmente preso e condenado à morte em 1841.

2. João Brandão

João Brandão era um ladrão do século XVII em Portugal, que se tornou uma importante figura na história do país. Ele era conhecido por roubar ricos aristocratas e nobres em suas casas e muitas vezes os mantinha como reféns para negociar resgate. João ficou famoso por sua habilidade em escapar da justiça e foi finalmente morto em 1641.

3. Joaquim Pinto

Joaquim Pinto, também conhecido como Grão-Mestre, foi um ladrão português do século XVIII. Ele realizou várias façanhas de roubo em torno da cidade de Porto. Ele ficou famoso por seus métodos ousados ​​e pelas máscaras usadas por sua gangue. Joaquim ficou mais conhecido por seu roubo à casa do bispo, no qual ele roubou várias jóias e outros objetos de valor. Ele foi preso em 1780 e condenado à morte.

4. Maria Gertrudes

Maria Gertrudes é provavelmente o único ladrão português do sexo feminino na história do país. Ela ficou famosa por seus roubos astutos nas ruas de Lisboa durante o século XIX. Maria era o que se chamava de batedora e, junto com suas companheiras de quadrilha, subia pelas paredes dos prédios e entrava nas casas pelas janelas. Ela nunca foi presa pela polícia, mas finalmente foi traída por um ex-associado e presa em 1893.

5. Pirata Serra

Este ladrão lendário também ficou conhecido como o Robin Hood português, pois se tornou conhecido por roubar os ricos e ajudar os pobres em sua cidade natal, Corte Gafo de Cima. Pirata Serra foi capaz de se esconder da polícia por anos, mas foi finalmente capturado e executado em 1896.

Conclusão

Esses ladrões lendários são apenas uma pequena parte da vasta história de Portugal. Suas façanhas foram contadas por gerações e são um testemunho da história rica do país. Cada um desses personagens lendários deixou sua marca na cultura e na história portuguesa. Qual é o seu ladrão favorito de Portugal? Deixe-nos saber nos comentários!